FEBRE, INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO
Os mecanismos de controle da temperatura corporal. A importância clínica da hipotermia e hipertermia. Fatores desencadeantes dos processos infecciosos. As fases clínicas do processo infeccioso. O mecanismo de ação dos fármacos e a evolução histórica da Biossegurança. As normas técnicas e métodos de descontaminação, isolamento e controle de infecção. Bases da farmacologia.
DOR
Bases morfofuncionais e semiologia da dor. As síndromes dolorosas, suas implicações clínicas e terapêuticas. Farmacologia da analgesia. Aspectos biopsicossociais da abordagem a dor.
FADIGA, PERDA DE PESO E ANEMIAS
O sintoma enquanto diagnóstico. Abordagem ampliada ao cuidado de pessoas com fadiga e/ou perda de peso. Introdução à Medicina Psicossomática. A fadiga, suas causas e consequências. A fadiga, classificação e relação com outras doenças. As anemias: etiologias, classificação, diagnóstico diferencial. A análise de esfregaço de sangue periférico. O cuidado ampliado para pessoas com anemia (medidas ambientais, nutricionais e suporte farmacológico). Mecanismos catabólicos: descrição, avaliação e principais causas. A perda de peso e sua relação com outras entidades clínicas. A anorexia nervosa. A síndrome depressiva. Desordens do sono.
MÓDULO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO 2
Tendo como ponto de partida as racionalidades médicas, este componente busca o desenvolvimento de competências relacionadas ao reconhecimento dos tipos e técnicas de pesquisa científica - e de estudos epidemiológicos - para subsidiar uma análise crítica, por parte dos estudantes, de temas como a medicina baseada em evidências e o plágio acadêmico.
PIESC 4
Os serviços de saúde e a abordagem aos pacientes com dor, febre, fadiga, perda de peso e anemias. Rede de Atenção à saúde. Epidemiologia clínica. Abordagem sistêmica em saúde. Gestão em saúde. Princípios da vigilância epidemiológica.
AVALIAÇÃO HABILIDADES E ATITUDES - 4º período
Espaço para compilação das avaliações de habilidades e atitudes do período. OSPE, OSCE, MiniCEX são alguns exemplos destas estratégias avaliativas.