AVALIAÇÃO HABILIDADES E ATITUDES - 1º período
Espaço para compilação das avaliações de habilidades e atitudes do período. OSPE, OSCE, MiniCEX são alguns exemplos destas estratégias avaliativas.
CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO
A estrutura e o funcionamento normal dos órgãos sexuais masculino e feminino e seus gametas. O genoma humano, a citogenética e a hereditariedade. A fertilização, o desenvolvimento embrionário e fetal e a amplitude do significado da concepção, no que se refere aos aspectos sociais, familiares e do Estado. Identificação das implicações psicossociais de alguns comportamentos maternos que podem favorecer ou desfavorecer a gestação.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SAÚDE
Acolhimento dos estudantes. Apresentação da estrutura geral do curso de medicina da UFPE –CAA, a metodologia, recursos pedagógicos e cenários de aprendizagem. A vida em sociedade e sua influência na saúde. Racionalidades médicas e sistemas morfológicos.
MÓDULO TRANSVERSAL ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA 01
Desenvolvimento de habilidades de pesquisa em bases de dados e fontes bibliográficas na perspectiva do uso consciente e crítico da literatura científica e das fontes de pesquisa na internet.
PIESC 1
O sistema de saúde e os recursos acadêmicos para o processo de aprendizagem. A comunidade e as Unidades básicas de Saúde. Evolução histórica da saúde, seus conceitos e as atribuições dos profissionais de saúde na rede assistencial pública e privada. Cuidado em saúde e redes assistenciais
PROCESSO DE CUIDAR
O cuidado como atributo e necessidade universal dos seres humanos. Compreensão filosófica e teórica do cuidado. A íntima relação de cuidado e Medicina. A (re)união da medicina tecnocientífica com a medicina-arte. O cuidado como essência que perpassa a organização de ações e serviços de saúde, a formulação de políticas de saúde, as relações médico-paciente, os serviços-população e as relações nas equipes de saúde. O cuidar abrangendo a biossegurança, conhecimento e manejo de feridas, administração parenteral de medicamentos, semiotécnica de aferição de sinais vitais.