DESORDENS NUTRICIONAIS E METABÓLICOS
Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais afecções nutricionais e metabólicas. Alterações endócrinas e suas consequências. Avaliação a atenção de saúde necessária a pessoas portadoras de alterações nutricionais e as doenças do metabolismo. Variações nutricionais decorrentes da ingestão alimentar e alterações metabólicas prevalentes na má nutrição. Avaliação do estado nutricional. Fatores psicossociais e ambientais que interferem no estado nutricional.
PIESC 8
Os serviços de saúde e a abordagem aos pacientes com transtornos cardiológico, pneumológico e nefrológico. Rede de Atenção à saúde mental. Epidemiologia clínica. Abordagem sistêmica em saúde. Gestão em saúde. Princípios da vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Planejamento em saúde. Sistema de referência e contra-referência. Impacto das dos fatores étnico-raciais na saúde nas doenças negligenciadas. Trabalho e emprego em saúde
AVALIAÇÃO HABILIDADES E ATITUDES - 8º período
Espaço para compilação das avaliações de habilidades e atitudes do período. OSPE, OSCE, MiniCEX são alguns exemplos destas estratégias avaliativas.
EMERGÊNCIAS
Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais afecções emergenciais cirúrgicas e clínicas. Rede de cuidado urgência e emergência em diferentes níveis de atenção. Exames laboratoriais e de imagem nas afecções urgentes. Avaliação, estabilização e tratamento de pacientes com doenças ou lesões ameaçadoras da vida. Ética e bioética nas situações emergentes. Atestado de óbito e as consequencias legais e epidemiológicas. Critérios atuais para o diagnóstico de morte.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE
As ações do ambiente de trabalho que interferem no organismo humano. A ocupação e sua relação com a saúde, incluindo saúde do trabalhador e afecções alérgicas e tóxicas causadas por exposição ambiental por água, solo ou alimento contaminado. Principais métodos empregados na preservação do meio ambiente e sua legislação pertinente. Modelos, técnicas e processos para a manutenção das cidades saudáveis e relação entre doença, hábitos e condições sociais. Inter-relação de saúde e todas as formas de violência e rede de apoio para cuidado de situações de violência. Prestação de cuidado a vítimas de violência. As questões legais e técnicas relativas à: identificação humana, traumatologia forense, tanatologia, sexologia forense, infortunística, toxicologia e psicopatologia forense, bem como as normas de perícia médica e preparação do médico para a prática diária e como auxiliar da justiça. A morte e os fenômenos cadavéricos. Os processos de modificação do meio ambiente e as inter-relações com a saúde humana e da preservação ambiental. Manifestações externas de doenças.
MÓDULO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO 4
Este componente objetiva promover um ciclo de debates, palestras e exposições com especialistas sobre as principais tendências em pesquisa na área saúde, mediante a articulação desses temas com as pesquisas de iniciação científica e atividades de extensão em desenvolvimento no âmbito do Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste.