AVALIAÇÃO HABILIDADES E ATITUDES - 2º período
Espaço para compilação das avaliações de habilidades e atitudes do período. OSPE, OSCE, MiniCEX são alguns exemplos destas estratégias avaliativas.
PIESC 2
A comunidade e as Unidades básicas de Saúde. Cuidado em saúde e redes assistenciais. O processo saúde-doença e seus determinantes biopsíquicos e sociais. A identificação dos principais agentes que causam doenças na população. Os princípios da política de saúde e de gestão do SUS. Controle social na gestão dos serviços de saúde.
MÓDULO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO 1
A partir de reflexões acerca das bases do pensamento científico, epistemologia e filosofia da ciência, este componente busca o desenvolvimento de competências para introdução do estudante à metodologia científica, juntamente com a avaliação do processo ensino-aprendizagem.
O SER HUMANO 3 - AGRESSÃO E DEFESA
Os agentes que causam agressão ao organismo e as respostas a agressão causada por agentes biológicos, químicos ou físicos, nos diversos níveis orgânicos e repercussões psicossomáticas. As ações dos agentes externos como mediadores imunológicos e suas repercussões no indivíduo e na comunidade. Os processos de controle e eliminação dos agentes agressores. Fatores psicossociais e ambientais que interferem na saúde do indivíduo, na assistência à saúde e na relação com a sociedade. Conhecimentos básicos sobre a estrutura, a forma, a função e a genética dos agentes infecciosos, bem como as bases imunológicas e o diagnóstico das principais doenças virais, bacterianas, fúngicas, parasitárias e auto-imunes. Relação hospedeiro x microorganismo e o conhecimento sobre a flora normal do organismo. O estudo das alterações morfológicas e funcionais devido as agressões das estruturas biológicas, a etiologia e a fisiopatogenia. Compreender a estrutura do quadro social, epidemiológico e da organização da atenção à saúde nas políticas referentes as principais endemias e epidemias. Bases da farmacologia geral dos antibióticos, antifúngicos e antiparasitários.
O SER HUMANO 2 - BASES FISIOLÓGICAS DO ORGANISMO E A IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES DE SAÚDE
Estudo da neurofisiologia e dos processos morfofuncionais que permeiam a condução e a interpretação da informação sensorial e motora, bem como da integração do sistema nervoso com os diferentes sistemas e do indivíduo com o meio ambiente. Reconhecimento dos processos bioquímicos e fisiológicos da contração muscular. Busca da compreensão das bases moleculares e neurofisiológicas dos processos de aprendizagem e memória. Análise da influência do meio ambiente nos ritmos circadianos. Estudo da fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Reconhecimento dos mecanismos, componentes e funções dos fluidos circulatórios do corpo humano. Caracterização das bases moleculares e morfofuncionais do sistema urinário e seu papel na regulação do volume e composição dos líquidos corporais e sua função integradora através da secreção de hormônios. Busca da compreensão dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial. Reconhecimento da fisiologia de regulação dos fluidos corporais. Análise das interações morfofuncionais entre os sistemas circulatório, respiratório e urinário e sua integração com os sistemas nervoso e endócrino, permitindo o equilíbrio do meio interno perante estímulos fisiológicos e suas respostas ao meio externo. Estudo da regulação ácido-básica e dos distúrbios relacionados a uma anormalidade nesta função. Estudo da fisiologia endócrina e sua relação com a fisiologia dos diversos sistemas. Reflexão sobre consequências fisiopatológicas decorrentes da ruptura do homeostasia nos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório, urinário e endócrino. Reconhecimento das principais ações do estresse nas funções biológicas. Avaliação da história clínica e exame físico geral para a identificação de necessidades de saúde e de sinais e sintomas.
O SER HUMANO 1 - BIOQUÍMICA, BIOLOGIA CELULAR E O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Busca da compreensão da célula como unidade morfofuncional do ser vivo, a partir do estudo de suas bases moleculares, estrutura e funcionamento da membrana plasmática, citoplasma, organelas, núcleo e sua interação com outras células e com todo o meio externo. Estudo dos principais processos bioquímicos e fisiológicos, celulares e teciduais, envolvidos na utilização de alimentos pelo organismo por meio de mecanismos de digestão, absorção, transporte, assimilação, regulação e excreção de nutrientes, com a finalidade principal de produção de energia. Estudo das principais biomoléculas constituintes do ser humano. Detalhamento do metabolismo bioquímico das principais biomoléculas e complexos macromoleculares, tais como as lipoproteínas. Busca da compreensão das consequências fisiopatológicas decorrentes de distúrbios nos processos bioquímicos e fisiológicos relacionados ao metabolismo gerador de energia, como, por exemplo, as que envolvem o surgimento do diabetes mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica e ate osclerose. Reconhecimento dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento de distúrbios do metabolismo da glicose e dos lipídios. Identificação das bases moleculares, morfofuncionais, biofísicas e desenvolvimento embriológico do Sistema Digestivo, que garantem seu papel fundamental de fornecer nutrientes, água e eletrólitos ao organismo, e sua integração com o sistema neuroendócrino. Caracterização das bases anátomo-fisiológicas do Sistema Linfático e sua relação com os processos de absorção de lipídios. Reflexões sobre os determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença e seus modelos explicativos, para cada pessoa e para grupos e comunidades.