DOENÇA DE PROLIFERAÇÃO CELULAR
Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das afecções de proliferação celular e auto-imunes. Características, mecanismos e fatores associados ao desenvolvimento das lesões benignas, malignas e auto-imunes. Fundamentação das pesquisas com células tronco e suas implicações com a bioética. Necessidades físicas e psicossociais dos portadores de neoplasias e doenças auto-imunes.
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
As transformações fisiológicas verificadas nos diversos sistemas, identificando as alterações estruturais e funcionais que acontecem com o envelhecimento. As disfunções e sequelas das afecções mais frequentes que são consequentes ao processo de envelhecimento, enfatizando as medidas preventivas e de promoção da saúde em nível individual, familiar, comunidade e sociedade, incluindo prevenção quaternária. Violência contra o idoso. Cuidados paliativos e terminalidade da vida.
DOR ABDOMINAL, DIARREIA, VÔMITO E ICTERÍCIA
A abordagem clínico-cirúrgica dos pacientes com distúrbios no aparelho digestivo. O entendimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, semiologia, diagnóstico e tratamento das doenças mais relevantes do ponto de vista epidemiológico de morbimortalidade envolvendo o sistema gastrointestinal. O ambiente cirúrgico, biossegurança, cuidados perioperatórios e infecção em cirurgia.
MÓDULO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO 3
Este componente objetiva instrumentalizar os estudantes na elaboração de bancos de dados, bem como na análise e interpretação dos dados de uma pesquisa através do reconhecimento dos principais softwares direcionados à análise de pesquisas quantitativas e qualitativas.
PIESC 6
Os serviços de saúde e a abordagem aos pacientes com transtornos mentais, da consciência e comportamentais. Rede de Atenção à saúde mental. Epidemiologia clínica. Abordagem sistêmica em saúde. Gestão em saúde. Princípios da vigilância epidemiológica.
AVALIAÇÃO HABILIDADES E ATITUDES - 6º período
Espaço para compilação das avaliações de habilidades e atitudes do período. OSPE, OSCE, MiniCEX são alguns exemplos destas estratégias avaliativas.